segunda-feira, 24 de novembro de 2014

. desafio dos 30 dias. #24.

#24. Férias mais memoráveis.


Ui! Férias memoráveis. Tenho muitas, sem dúvida. Por uns motivos, por outros. Pelas companhias, pelas experiências. Penso que todas as férias acabaram por ser memoráveis exactamente por serem férias. Tempo de não fazer nada. Tempo de descontrair. Deixar os problemas de lado e apenas aproveitar aqueles instantes

Ainda assim, sendo então obrigada a escolher, fico-me pelo intra-rail

Em 2010, eu e o H. ponderamos fazer um inter-rail. Mas, feitas as contas, lá concluímos que não havia dinheiro suficiente para nos dedicarmos a isso. Assim sendo, nada melhor que nos ficarmos pela opção low cost, ou seja, o intra-rail

Não sei se, entretanto, a CP alterou alguma das condições mas, naquela altura, podiam-se adquirir os bilhetes de acordo com os dias pretendidos e as zonas que se queriam visitar.  No preço dos bilhetes estavam incluídas todas as viagens de comboio dentro das zonas seleccionadas, com excepção do Alfa; bem como as dormidas em Pousadas da Juventude, em quartos múltiplos. 

Uma vez que ambos somos do norte e, por assim ser, se tornar mais fácil conhecermos as zonas envolventes, optamos por adquirir as três zonas a sul e o número máximo de dias.

Como o alojamento incluído era, então, em quartos múltiplos e em Pousadas da Juventude, decidimos que seria ainda melhor levar connosco toda a tralha de campismo, para estarmos mais à vontade nos sítios a visitar. Ou seja, pensamos nós que seria mais fácil conjugar Pousadas da Juventude com Parques de Campismo. 

O mais lógico, digo eu, seria - nas vésperas - traçarmos uma espécie de roteiro para a viagem. Onde queríamos ir, onde ficar, o que visitar, etc. Mas não. Não fizemos ABSOLUTAMENTE NADA DISSO. Andamos todo o tempo ao sabor do vento, apenas decidindo no próprio dia qual seria o destino seguinte. 

Pois então, de 12 a 26 de Agosto, corremos uma boa parte do país, com enormes mochilas às costas (a do H. bem mais pesada que a minha, diga-se). Conhecemos imensas localidades que, provavelmente, não conheceríamos em viagens de carro. Pernoitamos em Pousadas da Juventude recomendadas e em Parques de Campismo surpreendentes. Andamos imenso de comboio, logicamente. Levamos com chuva, trovoada, frio, sol e calor. Sentimos as pernas demasiado cansadas por tantos quilómetros ter por baixo das botas. Ficamos com marcas maravilhosas no corpo, por apanhar tanto sol com uma mochila às costas e botas de montanha nos pés. Partilhamos imensos risos e sorrisos. Sentimos na pele a adrenalina de não saber para onde ir a seguir nem onde dormir. Tiramos um sem fim de fotografias. Fizemos um diário de bordo com todas as aventuras e desventuras vividas.  Tivemos alguns contratempos, como seria de esperar, mas foi tudo óptimo.

Em resumo, andamos por Espinho, Coimbra (e o Portugal dos Pequenitos, tão bom), Santa Comba Dão (e o que por lá fizemos), Nelas, Castelo Branco (numa altura de Boom Festival é sempre curioso), Golegã, Constância (e a aventura de lá chegar!), Caldas da Rainha, São Martinho do Porto, Lisboa, Sintra (e a maravilhosa Quinta da Regaleira), Oeiras (e a fantástica Pousada da Juventude), Setúbal, Olhão, Faro, Fuzeta (e o drama da falta de dinheiro!), Vila Moura, Beja, Évora, Abrantes e Tomar

Passamos imenso tempo no Entroncamento e na Funcheira, por serem Estações de interligação de linhas e percebemos o quão difícil é ser turista de comboio, já que a grande maioria das estações são nas periferias dos grandes centros e, por norma, não há transportes de ligação (excepção feita a Coimbra).

Temos um baú a abarrotar de memórias daqueles dias que nos fazem olhar para trás e pensar: 'Vamos fazer outra vez?'. É extremamente cansativo, mesmo. Mas vale tanto, tanto a pena.

.os bilhetes.
.a minha mochila.

.o H. e a pequena mochila.






















.portugal dos pequenitos. coimbra.

.convento de cristo. tomar.


.o que mais se fez, esperar por comboios.

.instantes a dois. santa comba dão.

.noite de castelo branco.

.tantas foram as fotografias.

.a vista do parque de campismo de constância.

.momentos na golegã.

.o diário de bordo.

.paisagens alentejanas.

.a caminho de olhão. 
.noites frias de setúbal.

.a mágica quinta da regaleira.

.as vistas da pousada da juventude
de oeiras.

.a caminho da fuzeta.

.biblioteca josé saramago. beja.


.capela dos ossos. évora.

.templo de diana. évora.


.pelas ruas de abrantes.
 


E ficam muitas, muitas outras fotografias por partilhar. 

Para quem tiver ficado com alguma curiosidade pelo tema, a CP disponibiliza todas as informações aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário

.design personalizado por diana alves ©.